quinta-feira, 2 de maio de 2013

Campanha eleitoral antecipada: Dilma lança na TV a "presidenta sorridenta"

A antecipação da campanha eleitoral alcançou mais uma proeza ontem à noite, durante a cadeia do PT (ops!) em 1º de Maio (calma, gente, era cadeia de rádio e TV), a consolidação da imagem de uma "nova" Dilma Roussef: a "presidenta sorridenta".

Trata-se do mais novo produto de marketing do mago João Santana, publicitário responsável pela eleição do "Lulinha Paz e Amor" de 2002, então ao lado do sócio Duda Mendonça, e posteriormente pela reeleição de Lula e a bem sucedida proliferação de seus postes, vendidos como grandes novidades no museu da política nacional: Dilma em 2010 e Fernando Haddad em 2012.

A "presidenta sorridenta", uma Dilma treinada e (re)plastificada, reforçou o tom de artificialidade da sua aparição com um sorriso teatralmente forçado nos 11 minutos de leitura de um discurso de autoexaltação do governo (assista).

Sai de cena a Dilma austera, gerentona, a mãe do PAC - imagem que por motivos óbvios não se sustentaria para a reeleição em 2014 -, e surge uma Dilma anunciadora de boas novas, uma mulher doce, "apaixonada" pelo Brasil e pelo povo tirado da miséria.

Após prometer "seguir na rota do crescimento com estabilidade", distribuir renda e reduzir impostos, Dilma mandou seu recado: "É mais do que óbvio que um governo que age assim e uma presidenta que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável e permanente. Não abandonaremos jamais os pilares da nossa plítica econômica, que têm por base o crescimento sustentado e a estabilidade", disse.

Este foi o terceiro pronunciamento de Dilma neste ano em cadeia de rádio e televisão, sempre em tom de campanha eleitoral. Em janeiro ela anunciou a redução da tarifa de energia elétrica, e no dia 8 de março falou da desoneração da cesta básica.

Nas últimas semanas, críticas à condução da política econômica, rigor fiscal e aumento da inflação, além de medidas antidemocráticas e antirepublicanas do PT, pontuaram os discursos dos prováveis rivais de Dilma nas urnas no ano que vem, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (#REDE).

Acompanhe outros comentários no twitter @MD33SP:

Alguém aí conhece esse lugar que acabou com a miséria e privilegia a Educação, onde todos vivem em harmonia? Pátria Educadora? Menos, Dilma!

O que dizer de um discurso-exaltação de Dilma Roussef sobre a "presidenta" que resolveu todos os problemas do país em dois anos de governo?

Definitivamente, a sorridenta presidenta entra para a história... da Carochinha! Alice já era! Viva Dona Dilma no País das Maravilhas!

O marqueteiro João Santana errou a folhinha do calendário: apresentou hoje na TV o pronunciamento de Dilma Roussef para Primeiro de Abril!

Vale tudo, até ressuscitar um "brasileiras e brasileiros" dos tempos do Sarney... Se bem que os tempos dele continuam: O PT lhe dá sobrevida!

Sarney, Collor, Maluf, Renan, Delfim, Marin, Bolsonaro, Feliciano, Zé Dirceu, Genoíno... É tudo base do governo da presidenta sorridenta!

Quando Dilma exalta a Educação devia lembrar que Lula demitiu o por telefone para passar a fazer mais política no Ministério!

ENEM "enchergamos mas a crize no orizonte" depois de Dilma lançar o slogan "Brasil, Pátria Educadora". Viva a campanha eleitoral antecipada!

Enquanto professores fazem greve, evasão escolar permanece vergonhosa, alunos passam de ano sem saber ler e escrever, vem exaltar Educação?

Além de todo o blablablá antecipando a campanha eleitoral, fala-se dos royalties do pré-sal, esse recurso virtual que tapa qualquer buraco!

Quem achava inverossímil e meia-boca o roteiro da novela "Salve Jorge" não tinha ouvido ainda esse discurso "Salve Dilma" de hoje.